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June 8, 2023 by dfarjoun

Movimentos de Câmera Suaves em VR – UE5

Movimentos de Câmera Suaves em VR – UE5
June 8, 2023 by dfarjoun

Quer saber se é possível conseguir gravar movimentos de camera suaves para apresentar seus projetos de VR dentro da Unreal Engine 5?

Resposta curta: Sim, é!

Eu sou um amante de VR, como provavelmente você também.
Se você já tentou obter gravações suaves para apresentar seus projetos a seus amigos ou clientes, aposto que ficou frustrado (como eu) com aquela filmagem tremida direto da câmera HMD (Head Mounted Display).

Para facilitar a sua (e a minha) vida, resolvi documentar a solução abaixo.

Todas as mudanças acontecem no VRSpectator Blueprint que você pode encontrar no Content Browser (Navegador de conteúdo) dentro da pasta VRSpectator.

Mostrando a pasta VRSpectator dentro do Content Browser na UE5.2.
Drag and drop on your project or use the VR Template as a starting point.

DICAS PARA A BP (Blueprint) ABAIXO:

  • Clique com o botão direito e mova o mouse para percorrer
  • Ctrl + Roda do mouse para aumentar e diminuir o zoom.

Você pode copiar o código do blueprint para colar dentro do UE5 neste link.

Abaixo, você verá todas as etapas importantes para implementar movimentos suaves da câmera em VR para gravar ou exibir seus projetos:

Etapas importantes para movimentos suaves da câmera em VR:

  • Abra a blueprint do VRSpectator e procure pela função Handle Spectator Mode First Person. Altere para o modelo acima.
  • Use o valor Interp Speed como 2 para ter movimentos suaves de sua câmera principal. Quanto maior o número, mais rápido (mais instável) será.

Não se esqueça de alterar no painel Detalhes:

  • Selecione VRSpectator no Outliner
  • Nos detalhes do VRSpectator, procure o EVRSpectator Mode e mude para FirstPerson (em Camera Settings).
Configurações da câmera dentro do VRspectator Blueprint. Alterando o valor para Primeira Pessoa. (First Person).

Você pode jogar em VR agora, mas não verá nenhuma diferença.
Pressione TAB para ativá-lo. A diferença irá aparecer no seu monitor com a UE5 e não nos seus olhos dentro do VR. É lá que você irá gravar a tela.

  • Se você deseja habilitá-lo por padrão, certifique-se de ter o Spectator Enabled marcado nas configurações padrão (Default settings).
Para ter um movimento de camera suave em realidade virtual, é importante habilitar para iniciar sem necessidade da tecla TAB. 

Mude a velocidade de interpolação para 2 ou brinque com os valores.
  • Brinque com os valores de Interp Speed (velocidade de interpolação) se você o tornou público (Instance Editable – Instância Editável).

    Para torná-lo público, basta clicar para abrir os olhos dentro do seu VRSpectator BP:
Como tornar uma variável pública com o ícone de olho dentro do UE5. 

Neste exemplo, ela vai permitir que você configure um valor para ter movimentos de câmera suaves na gravação da experiência em realidade virtual.

Ou você pode habilitar Instance Editable no Painel de Detalhes (Details):

Para ter movimentos de camera suaves e deixar a sua vida mais facil, vá ao Details Panel do VRSpectator e marque a opção Instance Editable.

Obrigado por acompanhar minha primeira postagem no blog sobre UE5! Espero que tenha sido útil para você como foi para mim descobrir todas essas informações.

Por favor, compartilhe com seus amigos e grupos se for relevante para eles.

Quer ver os projetos realizados pela XYZ360, incluindo os de realidade virtual?
Clique aqui para ver o nosso portfolio.

Vejo você no próximo!

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