Quer saber se é possível conseguir gravar movimentos de camera suaves para apresentar seus projetos de VR dentro da Unreal Engine 5?
Resposta curta: Sim, é!
Eu sou um amante de VR, como provavelmente você também.
Se você já tentou obter gravações suaves para apresentar seus projetos a seus amigos ou clientes, aposto que ficou frustrado (como eu) com aquela filmagem tremida direto da câmera HMD (Head Mounted Display).
Para facilitar a sua (e a minha) vida, resolvi documentar a solução abaixo.
Todas as mudanças acontecem no VRSpectator Blueprint que você pode encontrar no Content Browser (Navegador de conteúdo) dentro da pasta VRSpectator.

DICAS PARA A BP (Blueprint) ABAIXO:
- Clique com o botão direito e mova o mouse para percorrer
- Ctrl + Roda do mouse para aumentar e diminuir o zoom.
Você pode copiar o código do blueprint para colar dentro do UE5 neste link.
Abaixo, você verá todas as etapas importantes para implementar movimentos suaves da câmera em VR para gravar ou exibir seus projetos:
Etapas importantes para movimentos suaves da câmera em VR:
- Abra a blueprint do VRSpectator e procure pela função Handle Spectator Mode First Person. Altere para o modelo acima.
- Use o valor Interp Speed como 2 para ter movimentos suaves de sua câmera principal. Quanto maior o número, mais rápido (mais instável) será.
Não se esqueça de alterar no painel Detalhes:
- Selecione VRSpectator no Outliner
- Nos detalhes do VRSpectator, procure o EVRSpectator Mode e mude para FirstPerson (em Camera Settings).

Você pode jogar em VR agora, mas não verá nenhuma diferença.
Pressione TAB para ativá-lo. A diferença irá aparecer no seu monitor com a UE5 e não nos seus olhos dentro do VR. É lá que você irá gravar a tela.
- Se você deseja habilitá-lo por padrão, certifique-se de ter o Spectator Enabled marcado nas configurações padrão (Default settings).

- Brinque com os valores de Interp Speed (velocidade de interpolação) se você o tornou público (Instance Editable – Instância Editável).
Para torná-lo público, basta clicar para abrir os olhos dentro do seu VRSpectator BP:

Ou você pode habilitar Instance Editable no Painel de Detalhes (Details):

Obrigado por acompanhar minha primeira postagem no blog sobre UE5! Espero que tenha sido útil para você como foi para mim descobrir todas essas informações.
Por favor, compartilhe com seus amigos e grupos se for relevante para eles.
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Vejo você no próximo!
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